Mensagens/Cartas de Admiradores e Amigos





Fortaleza, 31 de março de 2013.


                                   Pelo presente documento, declaro que conheço o Sr. LUIZ GALDINO DE OLIVEIRA. Conheci-o no Crato, há mais de trinta anos, no Distrito do Belmonte – Crato, como aluno do Padre ÁGIO Augusto Moreira, na SOLIBEL – Sociedade Lírica do Belmonte. Um artista instrumentista da Orquestra Filarmônica Padre David Moreira.
                                   Tenho a maior honra em dizer que o reconheço, hoje, como uma das mentes mais criativas e mais importantes da Região do Cariri: o MESTRE GALDINO.
                                   Mestre de Floresta, reconhecido pelo IBAMA, trabalhador extrativista de "Janaguba" (remédio sagrado), defensor da floresta, guia encantador, hoje um artesão escultor.
                                   Sua matéria prima?
                                   ‘Restos’ de ‘pedaços de pau’ doados pela Floresta.
                                   Com um olhar fotográfico, recebe de cada galho, pedras e pedaços de árvores uma comunicação de intimidade.
                                   O Mestre recebe a doação e dá-se o milagre da transfiguração. O trabalho do Mestre são os pequenos(?) retoques. Geniais! Nasce, daí, figuras fantásticas, lendárias, simples, mágicas, utilitárias, belas!
                                   A ‘estética galdiniana’, do acasalamento ‘homem natureza’.
                                   Eis MESTRE GALDINO!
                                   O artista faz de cada obra um ser único. É paixão a primeira olhada. Original, inigualável, inesquecível obra!
                                   Uma riqueza caririense!
                                   Coisas pra se dizer: ─ “Só no Crato!”.
                                    Tenho dito e dou fé! Para inscrição do Mestre no Edital PRÊMIOS CULTURAS POPULARES, da SECULT-CE.
                                   Atenciosamente,

Maria Izaíra Silvino Moraes
Regente de Coro, Animadora Cultural, Editora
Profa. Aposentada da UFC







A singularidade em tudo que faz Mestre Galdino procurando e achando nos restos de madeira que encontra na Chapada do Araripe - para onde caminha a pé de sua casa - confere ao conjunto de sua obra o sopro do criativo numa das mais originais contribuições a arte popular do Vale do Cariri no Ceará.


O vale é lugar de grandes artistas e artesões concentrados em três cidades irmãs: Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato onde Mestre Galdino mora na subida da chapada e onde também colhe pela mata a seiva da janaguba de que faz um remédio que cura de tudo e a todos.


Tudo isso lhe dá um ar de artista e curandeiro que completa sua figura sábia, generosa e com um sorriso que nos cura e nos alegra a alma.


Mestre Galdino parece que pergunta as madeiras o que elas querem ser ao lhes dar formas vegetais e animais que se entrelaçam numa só e orgânica forma de rara sabedoria estética.


Visitar sua casa e ver este conjunto de peças que cantam na unidade, nos encanta quando juntamos tudo isso a essa sua sabedoria vertical de ser que só os realmente Mestres emanam.


Bené Fonteles









                                                                                          Crato, 25 de junho de 2013.



É quase que inevitável associar o nome de Luiz Galdino a planta nativa de nossa região chamada janaguba, já que o produto do processo de extração que ele faz do leite da janaguba é hoje referência de qualidade e eficácia medicinal. Mas conhecer e conversar pessoalmente com Luiz Galdino, um dos fundadores da orquestra de músicos-agricultores da Sociedade Lírica do Belmonte – a SOLIBEL do nosso amado Padre Ágio, apreciar sua arte de coletar e confeccionar seres imaginários ocultos nos troncos e galhos secos da nossa floresta nativa, ouvir seus ensinamentos fundamentados na tradição oral repassada de geração para geração, faz com que a reflexão avance além de nossa percepção. Considero Luiz Galdino, Mestre Galdino, um autêntico guardião da preciosa Chapada do Araripe, pois ele faz parte de um pequeno grupo de homens nativos de nossas matas que ainda preservam a relação respeitosa, afetuosa e profunda com os fenômenos da Natureza que revelam o espírito sutil da floresta, donde extrai sabedoria e arte.



Ulisses Germano Leite Rolim






Para Mestre Galdino:

" Na cidade do Crato, de onde veio o Cego Aderaldo, que um dia o meu avô ouviu e tão encantado, deu nome a meu pai, que se casou com minha mãe Valdelice e veio eu, Adelice, nordestina, baiana, filha desta herança amarela sertaneja de misturar nome de pai com nome de mãe. E dentro de mim veio o nome do cego que tocava o passarinho do Luiz Gonzaga, que nasceu em Exu, perto do Crato, que também fica ao pé da serra, como um bom forró.
Da cidade do Crato veio Mestre Galdino, com o seu leite que cura e com sua arte que cura. Sua Cobra protege a minha casa, a Fuloresta Encantada. Sua Galinha choca protege a morada da minha cumadre sebastiana, a Casa Fulozinha, onde passo as chuvas. Sua Foca foi o meu presente de casamento para minha irmã. Seu Coelho-Vampiro foi presente de aniversário ao meu pai, homem da roça, que entende de terra, céu e chão. Seu Tatu quis ir para o palco e esteve no meu espetáculo "Jeremias, Profeta da Chuva", no teatro Castro Alves, que tem o nome da minha cidade Natal. O Seu Tatu esteve nas mãos de Marcos Machado, lindo ator de Omolu, que encantou o Seu Zinho. Seu Tatu embelezando meu teatro é a minha simples homenagem a este mestre artesão, homem da mata e da floresta, filósofo da natureza que encontra os seus pedaços de madeira do chão e deles faz seres encantados. 
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
O que há de mais belo, delicado e sensível na nossa arte brasileira, nosso mestre, Galdino."


Adelice Souza é escritora e diretora teatral da baía de todos os santos




Eu, Ismael Simões Marinho, advogado, formado em 1988 pela (UNICAP-PE), resido em Guarulhos-SP, há 12 anos, atuo AL. PE. RJ. MG. SP,, 70 idade perto dos 
71 em 28.07.2014, sou naturalista, gosto de chás, alimentação sadia. Ha uns anos os urologista diagnosticaram suspeita do câncer de próstata, minha batalha com chás iniciava, aliviava as dores mas, não curava, se mim alimentasse c/alimentos mais carregados, a próstata embravecia, c/dores, urina presa, etc., No começo desse ano surgiram 2 nódulos sobre a sujeita e marcaram cirurgia por 3 vezes e eu recuando, haja vista, que na minha família todos morre de coração (dorme e não acorda) morte linda, não ficar podre, cheio de dores, entrar em depressão, dar trabalho a família e no fim de tudo, tanto o doente e os membros da família já começa pedir a Deus que ele morra para descansar. Isso é balela, quem está cansado são os familiares, porque já deu trabalho demais e já gastou o que não tinha e Ss/cura! 
Entrei na Internet (q/serve p o bem e tb p/o mal), roguei a DEUS q/mim mostrasse um remédio natural para curar este maldito câncer, pq. ELE É DEUS e n. deseja q/Sua criação sofra desse jeito, já segurei na asa do caixão de vários amigos, c/câncer, diabetes, pq. n. sabia da janaguba. Encontrei vários sites, blogs, e-mails, etc, apontando p/cura c/ Janaguba, Escolhi entre eles no dia 4.3.2014, o Mestre Galdino, entrei em contato e contei minha história ele disse: "Primeiramente confie em Deus e na Janaguba, q/você vai ser curado". Perguntei o preço, ele falou, eu disse comigo mesmo vou testar o mestre Sr. este mês n/posso comprar sou assalariado e já tá tudo programado só em abril, se até là eu viver td bem, se morrer foi a vontade de Deus, n/estou bem da saúde vou aguardar, aí ele disse: "vc. n. fica s/tomar o remédio vou mandar 2lts paga só os custos do correio", reconheci de imediato q/estava tratando não c/mercantilista, mas, c/um homem preocupado c/a cura do seu semelhante. Ismael você escreveu muito e o resultado?
Amigos e amigas, com 8 dd q/iniciei ingerir janaguba, DESAPARECERAM OS SINTOMAS: uniran presa, dores provenientes do câncer de próstata, cansaço físico, ombros decaídos, inicio de depressão, n. queria mais trabalhar, insonia, nervosismo.
Para Glória de DEUS e dessa planta e, do homem Mestre Galdino, tudo... tudo... sumiram para as profundezas do inferno, porque tudo é dele satanás. E tem mais, curou ainda:um buraco no olho esquerdo e famosa catarata (estou lendo qualquer escrita sem óculos, uso apenas pq sou obrigado na CNH, mas, não preciso) Não para por aqui curou: pressão alta, tireoide; circulação adeus pés inchado, e a função erétil melhorou 70% n/um menino de 18 anos mas um coroa c/setentão. Q/beleza! E todas pessoas a q/indico o remédio, seja câncer, diabete, atrite, atrozes, quaisquer doenças (n sei a aids),essas só falam em grandes melhoras. Para concluir, todas pessoas que eu falo desse remédio e começa o tratamento, só ouço isso da boca delas que remédio bom, já deixei de tomar insulina, já deixei de tomar compridos para tireoide, para pressão, dores já era e assim sucessivamente, só o que mim dizem: "Deus ti proteja, Deus seja teu farol e tantas mais" tem coisas melhores do q/isso pessoal. isto é ser verdadeiro é ser cristão, onde as religiões, igrejas, pregam nos púlpitos, palanques, pedestais, sons e luzes sofisticadas, porém n/cura ajuda, n/proporciona a cura de ninguém, muito ao contrário vendem águas; óleos; fitas bentas; e outros unguentos se dizendo: "ser sagrado e é de Deus, além de cobrarem quantias exorbitantes, e esses mercadores estão milionários, não pisam no chão, só voa de jatinhos próprios, carros importados lanchas, iates, e acúmulo de riquezas, muitos deles c/segurança do lado e se diz pastores de igreja, a custa da humanidade". Mais algo é certo, só a peste, as enfermidades, o câncer e outras moléstias graves, tomam contas deles e tudo fica aí. Mas. eu ainda estou aqui, repito, pobre, filho de lavadeira, q/ao completar 2 aninhos de idade, (28.07.1945) meu pai dizia chorando p/minha querida mãe: "Alaide vou ti deixar vc e meu filho, pq minha mãe quer q/eu faça isso". Partiu e nunca mais o vi, morreu deixou 5 mulheres e 2 homens todos meus irmãos, pobres, honestos e trabalhadores, os quais os conheço. Contudo minha mãe me deixou uma herança, amor pelos outros, ainda não sou completo, pq as vezes eu n/amo, a quem mim faz o mal, o dia grande Deus c/certeza vai mim transformar.
                 Eu não chamo mais nem leite de JANAGUBA, eu chamo "LEITE CAÍDO DO CÉU", pq é uma benção, o preço da cura q/ela nos proporciona abaixo de Deus é irrisório!
Quem desejar saber do caráter do Mestre Galdino e sobre esta milagrosa planta, além do q/Deus faz e que de nós por sinal n/ganho dinheiro p/isso, porém Deus cuida de mim, vivo da profissão, advogado criminalista há 26 anos, duas pós graduações e um mestrado, mas, DEUS mim dar tudo na medida q/Ele quer e q/eu preciso, N. tenho bens materiais isso garanto, mais tenho verdade e honestidade. Eis os contatos, fones (11) 2440-1172; 2479-4112; 9.8131-7684. E-mail: advocaciamarinho@ig.com,br - E-mail: ismarinho@ig.com.br - ismar.simoes@hotamil.com e o facebook ismaelmarinho.

Att
Ismael Simões Marinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário